Câmara na Escola proporciona conhecimento a diversos alunos no primeiro semestre

Alunos do ensino médio e fundamental aprendem de forma didática sobre a estrutura e funcionamento da Câmara Municipal

Por: Câmara na Escola/Silvia Morais - Foto: Aline Pereira

Durante o primeiro semestre de 2018 o programa Câmara na Escola recebeu alunos de diversas escolas da rede pública e privada nas dependências da Câmara. Os alunos que participaram da visita à sede do Legislativo Municipal, aprenderam de forma didática sobre a estrutura e funcionamento da Câmara Municipal – Poder Legislativo, bem como, os trabalhos desenvolvidos pelos Poderes Executivo e Judiciário. Durante a visita, aprenderam ainda como é o processo de escolha dos vereadores, quais são as funções de um parlamentar e a importância do regime democrático

O Câmara na Escola é um programa que promove visitas guiadas à Câmara Municipal, dirigidas a alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas, com o objetivo de esclarecer o papel do Legislativo e dos seus representantes, incentivando assim, a participação democrática e o exercício da cidadania.

Atualmente a coordenação do programa é do vereador Jean Corauci (PDT), e a servidora responsável pelo programa, Flávia Strabeli.

Através do programa, os alunos visitam no saguão da Câmara, a exposição permanente Projeto Memória, com textos, fotos e objetos que mostram a formação do município e as primeiras legislaturas de Ribeirão Preto. No Plenário, os alunos aprendem como é realizada uma sessão ordinária, como um vereador é eleito presidente, como a Mesa Diretora é composta e suas atribuições. Ainda, assistem a um vídeo institucional que explica como são elaboradas as principais proposituras na Casa.

As visitas à sede do Poder Legislativo Municipal acontecem diariamente, no período da manhã, das 8:00h às 11:30h e, no período da tarde, das 14:00 h às 17:30 h.

Para agendar sua visita, entre em contato através do e-mail: camaranaescola@camararibeiraopreto.sp.gov.br ou pelo telefone: 3607-4160. Sua turma é sempre bem-vinda!

Confira abaixo as escolas que participaram do “Câmara na Escola” no primeiro semestre.

• Colégio Marista
  • Colégio Marista Champagnat